Aproximar as novas gerações do campo através da tecnologia é a estratégia do “Show Safra Connect“, mais uma inovação para a próxima edição do Show Safra, considerada a maior e mais importante feira do agronegócio de Mato Grosso. Em 2023 o evento será realizado nos dias 21 a 24 de março, no município de Lucas do Rio Verde-MT. Com uma programação própria, o pavilhão tecnológico abordará temas específicos sobre as inovações que serão utilizadas no futuro próximo da agricultura.
Anualmente a Fundação de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico Rio Verde (Fundação Rio Verde) promove o Show Safra com o foco técnico e comercial para temas relacionados ao agronegócio. Diretor Executivo, Rodrigo Pasqualli explica que o pavilhão tecnológico surgiu da necessidade de envolver os jovens com o setor para que assim propaguem as inovações que o agro promove.
“A busca por inovação e por aperfeiçoamento é uma constância no produtor rural e o Show Safra representa a agropecuária no estado de Mato Grosso. Nosso objetivo é promover o evento que venha de encontro com essas inovações de tecnologias e ferramentas que serão discutidas e utilizadas no futuro”, ressaltou.
No espaço de 1.500 m² terá exposição de stands com temas específicos da tecnologia. A ideia é envolver as empresas e instituições parceiras com projetos e planejamentos para o futuro que podem ser aplicados na realidade do agro.
“O pavilhão Show Safra Connect é o futuro! Serão apresentadas aos agricultores e futuras gerações as tendências de inovação tecnológica na agricultura. No contexto educacional, estão envolvidas a Secretaria Municipal de Educação e Escolas Municipais, com exposição de projetos de ciências. Empresas parceiras irão trazer novas soluções de produtos, com protótipos que ainda estão em fase de testes, treinamento ou desenvolvimento, produtos esses que serão trabalhados e poderá ser uma tendência daqui alguns anos”, explicou Pasquali.
SHOW SAFRA 2023
O Show Safra tem em um só evento todo o universo que o agro representa para o estado de Mato Grosso passando pelas culturas de soja, milho e algodão. Também uma feira de máquinas, equipamentos, espaço da pecuária, produtos e serviços, incluindo discussões de assuntos socioeconômicos e inovações pertinentes à atividade agropecuária.
A partir da edição de 2023, o Show Safra será “Carbono Neutro”. Um evento é neutro em carbono quando suas emissões de gases de efeito estufa, que não puderam ser evitadas, são devidamente quantificadas e uma ação de compensação ambiental é realizada na mesma proporção, como o apoio a projetos ambientais.
A Fundação Rio Verde proporcionará essa forma prática simples de tornar o evento mais sustentável, com o apoio da Empresa Ororo, que irá quantificar e pontuar ações que serão realizadas para neutralizar as emissões exclusivas de gases de efeito estufa (GEE), resultantes do Show Safra.
Fonte: Crop AgroComunicação | Assessoria Fundação Rio Verde