A programação técnica do Show Safra BR 163, que será realizado de 21 a 24 de março, em Lucas do Rio Verde (MT), deve voltar a atenção do produtor rural para ferramentas, hábitos, tecnologias e métodos que irão influenciar no rendimento final da produção.
Na terça-feira (21), o manejo de doença visando altos rendimentos deve ser o assunto norteador das discussões da primeira mesa redonda do evento. O professor da Universidade de Passo Fundo e de Pós Graduação da Universidade de Buenos Aires, Dr. Erlei Melo Reis, destaca que o debate deve abordar a importância do vazio sanitário, ferrugem asiática e a possibilidade de redução do uso de fungicidas.
“Quando falamos em custos, não é a presença da doença que vai determinar se é feita a aplicação de produto e sim a quantidade em que ela se apresenta na lavoura. Vamos falar também sobre o vazio sanitário, a importância de se eliminar as plantas tigueras, o consumo de fungicidas e os cuidados que muitos produtores ainda não têm quando este é o assunto”, afirmou Reis.
No segundo dia do Show Safra BR 163, as discussões ficam em torno das plantas daninhas no cenário de resistência. Na quinta-feira (23), a mosca branca e o percevejo são os personagens principais dos debates técnicos. O engenheiro agrônomo e Doutor em Agronomia, Marcio Goussain, está entre os participantes da mesa redonda. “A maioria dos produtores da região vai estar presente no evento. É uma excelente oportunidade para a difusão de orientações relacionadas a aplicações, controle e manejo integrado com relação a pragas e doenças que ocorrem nas lavouras de Mato Grosso”, acrescentou Goussain.
Na sexta-feira (24), a programação técnica questiona se é mais viável manejar a cultura ou o sistema. O engenheiro agrônomo Paulo Assunção, deve abordar a importância do manejo de cobertura. “O produtor tem que buscar um olhar direcionado de acordo com suas necessidades. Não se pode parar no tempo e querer sempre fazer as mesmas coisas da mesma forma. É necessária a conscientização de que alguns fatores determinantes mudam e exigem adaptações em investimentos, que darão resultados e lucros diferenciados a médio prazo”, observa Assunção.
O Show Safra BR 163 é realizado pela Fundação Rio Verde.
Confira a programação completa do evento
Dia 21/03 – Terça-feira
08h – Abertura dos Portões
13h – Auditório: Mesa Redonda – Manejo de doença visando altos rendimentos
• Valtemir Carlin – Agrodinâmica
• Erlei Reis – UPF
18h – Ato Solene de Abertura – Painel Econômico Mato Grosso 2017
Dia 22 – Quarta-feira
13h – Auditório: Mesa Redonda – Plantas daninhas no cenário de resistência
• Fernando Adegas – EMBRAPA/LONDRINA
• Edson Andrade Junior – IMA/MT
• Mauro Rizzardi – UPF
19h – Agroeconomia, cenários e oportunidade – Ricardo Amorim – Ricam Consultoria
Dia 23 – Quinta-feira
13h – Auditório: Mesa Redonda – Mosca branca e percevejo: grandes vilões?
Silvestre Bellettini – UENP
Marcio Goussain – Assist Consultoria
Rafael Pitta – EMBRAPA/Sinop
18h – Cerimônia de entrega do Mérito “O SEMEADOR”
19h – Ética e corrupção no mundo contemporâneo: Tem solução? – Leandro Karnal – USP
Dia 24 – Sexta-feira
13h – Auditório: Mesa Redonda – Manejar a cultura ou o sistema?
Dirceu Gassen – Cooplantio
Paulo Assunção – PA Consultoria
19h – Término do evento
Fonte: Luciano Vendrame/BW Comunica