Show Safra: O Semeador homenageia ex-senador Gilberto Goellner

Troféu é entregue a personalidades cujas contribuições ajudaram no desenvolvimento de Lucas do Rio Verde

O ex-senador e visionário no setor agrícola de Mato Grosso, Gilberto Flávio Goellner, foi o grande homenageado com o mérito “O Semeador”, entregue pela Fundação Rio Verde, realizado nesta quarta-feira (20), no Show Safra, em Lucas do Rio Verde.

Segundo o presidente Fundação, Joci Piccini, o mérito reconhece personalidades que contribuíram de alguma forma para o desenvolvimento de Lucas do Rio Verde e Mato Grosso. E o homenageado tem uma trajetória que justifica esse reconhecimento público.

“Acho que não é nada mais do que um reconhecimento pelas pessoas que nos trouxeram até aqui. Foram ideias do homenageado, foi o esforço dele, a coragem que fizeram o Mato Grosso chegar onde está e ser diferente dos outros Estados. Então, para nós é um orgulho imenso dizer que hoje nós estamos fazendo esse reconhecimento público, pois o Gilberto tem uma história como poucos mato-grossenses têm” afirmou o presidente.

Nos últimos anos, Lucas do Rio Verde se destaca entre as cidades com melhores índices de produtividade de soja e milho no país. E para Piccini, o bom desempenho da agricultura se deve muito às pesquisas no desenvolvimento de sementes que trazem mais qualidade aos grãos produzidos. E esse é o campo de ação do homenageado.

Goellner se formou em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em 1982 ele fundou a Girassol Agrícola, empresa que se tornou pioneira na produção de sementes de soja em Mato Grosso. Ainda na década de 80, foi presidente da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso – a Aprosmat. Também foi presidente da Associação Brasileira de Produtores de Soja – Abrasoja e vice-presidente do Sindicato Rural de Rondonópolis.

“É uma satisfação estar aqui em Lucas do Rio Verde, saber que todo o nosso trabalho deu frutos. Vocês têm uma pesquisa que está puxando à frente, todas as empresas ajudam, criando novas variedades de soja, novas ativações, enfim, é um conjunto de fatores que ajudam hoje a promover a independência de Lucas do Rio Verde, que hoje é um exemplo para todo o Brasil, aqui é o centro de todo o nosso trabalho” definiu o homenageado.

Além do envolvimento empresarial e em instituições que possibilitaram o avanço no desenvolvimento de sementes, Gilberto Goellner também foi Senador da República por Mato Grosso tendo grande atuação.

Durante dois mandatos esteve como vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) contribuindo para o desenvolvimento do Estado, além da difusão de novas práticas de sustentabilidade ambiental e social.

Foto: Natalia Mathis

Fonte: Verbo Press