Show Safra Pecuária traz novidades e impulsiona setor no Mato Grosso

Lucas do Rio Verde é a segunda maior região com concentração de gado de confinamento do Estado de Mato Grosso.

Pelo segundo ano, o Show Safra Pecuária estará presente no maior evento agronegócio de Mato Grosso. Serão palestras, leilões, exposições de animais, ampliação no número de empresas, mais criadores e tudo o que envolve a pecuária.

“Já tem alguns anos que estamos desenvolvendo a pecuária no Mato Grosso, hoje as pesquisas apontam que 49% dos agricultores do Brasil estão inseridos na pecuária. A razão disso é que o bovino é um grande transformador de alimentos, isso se deve também aos coprodutos produzidos pela agricultura, potencializando a agropecuária. Essa é uma das razões desse setor vir cada vez mais forte junto com o Show Safra” explica o coordenador do Show Safra Pecuária, Faber Monteiro Ribeiro.

De acordo com o coordenador, para a 11ª edição da feira, a programação que traz temas como o bem-estar animal, eficiência produtiva nutricional, genética alimentação, confinamento e pecuária extensiva, terá também leilões de cavalos.

“Todos os anos estamos trazendo novidades e nesse ano estamos ampliando o pavilhão, teremos a participação de mais empresas do seguimento, mais criadores, o maior número de apresentação de animais e teremos também um grande leilão de quarto de milha, que é um leilão de cavalos de alto nível” afirma.

Sobre o crescimento no número de produtores que estão investindo na pecuária, Faber, que é médico veterinário, explica que hoje devido à tecnologia e ao aproveitamento dos coprodutos garantem uma segurança alimentar e a redução no custo de produção.

“O coproduto é o farelo de soja, é o resíduo do armazém, é o capulho do algodão, é o coproduto produzido pelas usinas de etanol, que tanto potencializa o agronegócio na nossa região e tantos outros que antes chamávamos de resíduos e que se transformaram em alimentos. São produtos que garantem a segurança alimentar dos animais e com isso conseguimos produzir com velocidade e qualidade, e o principal objetivo é produzir um alimento rentável que chegue à população com um custo cada vez mais acessível” detalha.

Apontamento realizado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), apresentou Lucas do Rio Verde como a segunda maior região com concentração de gado de confinamento do Estado de Mato Grosso.

“Isso mostra todo o potencial quando falamos desse cinturão da BR-163 e que já possui a força da agricultura e que tem fortalecido muito a engorda e recria intensificada de bovinos” afirma o coordenador.

Durante o Show Safra Pecuária os visitantes terão a oportunidade de conhecer animais que virão do Rio Grande do Sul e de várias regiões de Mato Grosso e Lucas do Rio Verde. Também funcionará um restaurante com um cardápio voltado para as linhas de carne nobre da pecuária do Estado.

Fonte: Verbo Press